sexta-feira, 5 de julho de 2019

Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve - Preparativos

Olá pessoal!

Prontos para mais uma aventura 4x4?

Nosso novo projeto envolve muito frio e neve! 

A rota já esta demarcada com os pontos para visitação; minha pesquisa sobre os locais e informações da região já está concluída, mas como estou sempre de olho, ainda posso descobrir algo a mais para incluir no roteiro, isso é uma processo contínuo.


Desta vez queremos atravessar a Cordilheira dos Andes - tracei uma rota passando pela Argentina descendo até as proximidades de Junin de Los Andes, depois cruzando a Cordilheira na região do Parque Villarica; seguimos subindo pelo Chile até Santiago e retornamos à Argentina por Mendoza. Uso como base nossas viagens de moto e faço algumas modificações de rota: opto por passar em uma rodovia paralela e/ou em alguma região próxima até para que possamos conhecer um pouco mais e assim, poder compartilhar novas informações.

Como faço isso??? Não tem muito segredo, o básico é pegar o mapa do país que vai visitar, ir procurando pelas regiões conhecidas e verificar o que tem nas proximidades como parques, vulcões, salinas... Depois começa a pesquisa na internet, o 'senhor' Google sabe tuuuuuuuudo. 

Geralmente quando pesquisamos por uma cidade ou região, já aparece o que tem por perto e locais similares. Assim podemos ir ajustando a rota para passar em determinado local ou, encontrar algo mais interessante do que o pesquisado ou imaginado.

Como iremos viajar com nossos filhos, nem tudo o que nos agrada, elas gostam. Então, assim que eu defino a rota e as cidades, pesquiso o que tem de interessante "para as crianças e jovens" fazerem neste local, como museus interativos, zoológicos, parques... estação de esqui, essas coisas. Eu costumo perguntar para eles e mostrar algumas imagens do local, dessa forma eu já sei se será interessante para eles ou não.

Também é necessário estar atento ao clima para saber se o 'paso' estará liberado. Caso esteja fechado pelo mal tempo, temos que tentar outro paso ou caso não tenha como atravessar a cordilheira, seguir até uma cidade próxima e aguardar. As adunas Argentinas e Chilenas estão sempre alimentando informações no Twitter e no site. Todas as manhãs eles vão passando as condições climáticas e da pista.

Em cada viagem que fazemos, eu sempre faço um check-listComo já tenho um modelo que fiz para as viagens de moto, adaptei para as viagens de carro também. Sempre que mudamos o roteiro, faço alterações no check-list devido ao clima, estação, país ou outros fatores pertinentes, bem como se, em algum roteiro, notamos a necessidade de acrescentar  algo ou mesmo, retirar por simplesmente não utilizar. Lembrando que quanto menos bagagem, melhor!

Nesta lista consta tudo aquilo que precisamos levar, desde roupas, produtos de higiene, equipamentos para o veículo, documentação, etc. (Segue modelo ao final do post). Quanto aos itens de segurança, como vamos viajar no inverno, precisamos de algumas coisinhas extras e alguns equipamentos "obrigatórios" exigidos para cruzar algumas fronteiras. Na primeira vez fomos somente para a Argentina e foi bem tranquilo, mas como iremos passar por mais um país, e este é o Chile, precisamos nos preparar um pouco mais, pois as fronteiras neste país são bem rigorosas.

Já adquirimos as roupas e demais acessórios para frio e neve para as crianças: foi uma atividade bem divertida para eles. Também já temos os equipamentos para o carro, como por exemplo, as correntes para os pneus e um triângulo extra, que é exigido nas Aduanas. Outros equipamentos também fazem parte das "exigências" como: cabo de aço ou corda para reboque, coletes refletores para todos os ocupantes do veículo... etc.

Bem, isso é só uma amostrinha do que vem por aí...


Até breve,



Modelo Check-list








Nenhum comentário:

Postar um comentário