segunda-feira, 15 de julho de 2019

4° Dia - Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve

De Malargüe ARG à Zapala ARG

Olá pessoal!

Acordamos cedinho (na verdade por aqui amanhece mais tarde, então 6:30 ainda é bem escuro), tivemos que esperar o café ser servido, daqueles bem básicos mesmo: 1 xícara de café e medialunas. Depois pegamos estrada. Como comentei na postagem anterior, decidimos não ficar esperando abrir os museus para visitação.

Resolvemos visitar um dique nas redondezas... Faziam 7° C negativos...  foi o mais frio até agora.

Daqui seguimos para um parque próximo para visitação. A intenção é conhecer o Vulcão Mala Cara com 1800 metros de altitude e a Laguna Llancanelo

Encontramos o parque fechado... não havia ninguém por ali ainda e já passavam das 9 horas

Como não tinha nenhuma obstrução, decidimos seguir adiante por mais um trecho...

Pensamos que chegaríamos a algum acesso ao vulcão ou à laguna... mas não avistamos nada, retornamos...

Paramos novamente na entrada do parque, mas ainda não tinha ninguém. Aproveitamos para nos utilizar dos banheiros que estavam abertos

Seguimos em direção à Zapala, curtindo a paisagem e... vamos subindo

Vimos um 'riozinho' congelado nas margens da ruta e paramos para dar uma conferida...

"Crianças" se divertem com qualquer coisa

Eric gostou do formato em que a água congelou...

De volta a estrada...

Ah, minha amada Ruta 40...

Seguimos...

Paradinha para o "banheiro"

Aires fez um sobrevoo de drone aqui... posteriormente, estaremos publicando os vídeos

Só uma amostrinha

Bora...

Tchauzinho asfalto...

Por esta região, vemos muitas destas máquinas, mas nunca tivemos a oportunidade de ver assim tão perto...

e seguimos...

La Payunia é uma extensa região localizada no departamento de Malargüe, ao sul da província de Mendoza. Este lugar faz parte da precordilheira de Mendoza, é considerado um dos maiores campos vulcânicos da América do Sul, com mais de 800 cones. Sua principal atração é dada pelas extensas planícies de lava com cones vulcânicos, campos piroclásticos de cores diferentes.

A paisagem é marcada pelas características do que foi uma intensa atividade vulcânica. O relevo é extremamente áspero. A lava altamente fragmentada formou uma atraente areia preta, conhecida como Pampas Negras. A terra é coberta com um tipo de piroclastos (rochas formadas após a erupção de um vulcão, a lava que escorreu endurece e se transforma em pedra = piroclastos), regionalmente chamadas de bombas vulcânicas, que são pedaços de lava que caíram em estado líquido ou pastoso e, quando resfriados, assumiram formas curiosas.

Enquanto o papai brinca com o drone, nós exploramos o lugar e coletamos "algumas" pedras vulcânicas para nossa coleção

Aproveitando a parada para um lanchinho

As crianças viram uma faixa de neve em um barranco ao lado da estrada e pediram para parar...

Pensa numa lama grudada debaixo da bota  fizeram uma sujeira só...

Dei uma limpada por cima nas botas e joguei num saco plástico no porta-malas.

Entramos em Las Lajas, a ideia era dormirmos aqui, mas não encontramos nada.

Então seguimos para Zapala

Chegando em Zapala...

Zapala é uma cidade estratégica, pois está localizada no centro da província de Neuquén , um ponto a partir do qual se pode partir para a área montanhosa ou a área circundante do platô, uma paisagem caracteristicamente patagônica. Posiciona-a como passagem obrigatória em direção aos locais mais turísticos da Patagônia. Está localizada a 182 km da Capital Neuquén, na RN Nº 22, e a aproximadamente 100 km da Cordilheira dos Andes. Atravessa as rotas nacionais nº 22 e 40 e as províncias nº 13, 26 e 14.

Atualmente, a cidade de Zapala tem cerca de 35.000 habitantes e é um local onde a vegetação xerófila e fina predomina, com poucos cursos de água. Seu nome deriva da palavra mapuche "Chapadla", que significa "pântano morto". Perto da cidade, existem várias reservas indígenas.

Em 1900, os primeiros colonos começaram a chegar e, em 12 de julho de 1913, Zapala foi fundada, uma cidade que começou a crescer com a chegada da Ferrovia Gral.Roca em 1914. Naquela época, a pequena cidade vive o grande evento que determinaria sua comunicação. Com o resto do país.

A partir deste ponto nevrálgico da província de Neuquén, você pode visitar o parque de neve Primeros Pinos, a 50 km pela RN 40, conectado à RP 13. Lá você pode praticar esportes de inverno e turismo de aventura, em meio a uma paisagem de montanhas com desfiladeiros, com correntes de águas cristalinas e destacam-se as florestas abertas de Pehuenes, árvores antigas que eram os meios de subsistência dos aborígines dessas áreas.

Cidade grande e movimentada. conseguimos um hotel depois de algumas buscas, nos instalamos, dei uma "lavada" nas botas e fomos para o centro jantar... Hoje vamos de pizza

É isso aí, muitas coisas no dia de hoje, embora algumas visitas frustradas, mas temos que sempre contar com isso. As informações na internet nem sempre condizem com a realidade. Um dia de muitas "experiências"para as crianças... e olha que nem chegamos na NEVE ainda!

Até mais!

Por Patricia Pilonetto

Pernoite em Zapala ARG: Hotel Pehuene - 2.300 pesos argentinos c/ café da manhã, sem garagem.