domingo, 21 de julho de 2019

10° Dia - Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve

De Santiago CHI à Los Andes CHI


Olá pessoal,

Para nossa tristeza, o dia amanheceu chuvoso. Mas tudo bem, faz parte. Tomamos nosso café, carregamos o carro e... seguimos para mais um passeio em Santiago.

Hoje resolvemos conhecer o Parque Metropolitano de Santiago, onde estão o Cerro San Cristóbal e o novo teleférico.


O Parque Metropolitano não é só o Cerro San Cristóbal. Na verdade, ele é composto de toda área verde da região. Por ser um espaço enorme, dentro do parque existem muitas atrações. Uma das que mais se destaca é o Zoológico Nacional, que foi fundado em 1925. Lá eles visam abrigar, estudar e conservar os mais diversos animais, como cangurus, cisnes negros, tigres, girafas, leões, suricatos e até ursos polares. Além disso, no Parque Metropolitano existem áreas para churrasco e pique-nique, quadras esportivas, trilhas, duas piscinas públicas (a Tupahue e a Antilén), o Anfiteatro Pablo Neruda, o Jardim Botâncico, a Casa de Cultura Anahuac, vários jardins, como o Jardim Japonês, o Parque Bicentenário da Infância, entre várias outras coisas. O Parque Metropolitano abre diariamente das 08:30 às 20:00 no horário de verão, sendo que no inverno ele fecha uma hora mais cedo. Para entrar no local não é preciso pagar nada, a não ser que você vá de carro. Nesse caso há uma tarifa de 3 mil pesos durante a semana e de 4 mil nos finais de semana. Já cada uma das atrações podem variar em relação ao horário de funcionamento e o valor do ingresso, como o teleférico e o funicular.

Entramos no parque pela entrada que dá no teleférico, possui boa estrutura com estacionamento gratuito, academia ao ar livre, playground, pistas de corrida, etc. Aqui também fica a bilheteria e uma cafeteria.


O Teleférico Santiago está localizado no Parque Metropolitano de Santiago, o Parquemet, que ocupa uma grande área verde com mais de 700 hectares de extensão e é considerado o quarto maior parque urbano do mundo.

O primeiro teleférico do parque foi inaugurado em 1980 e funcionou até o ano de 2009, quando encerrou suas atividades devido a problemas mecânicos. Com isso, a cidade acabou ficando sete anos sem poder oferecer uma de suas principais atrações turísticas. Ele foi reinaugurado em novembro de 2016 com um sistema totalmente novo, moderno e seguro. Todo reformulado, o novo projeto possui 46 cabines que percorrem um trajeto 4,8 quilômetros, entre as três estações: a primeira que é Oasis (Pedro de Valdivia), a segunda é Tupahue e a terceira é Cumbre, que fica próxima à Virgem, no alto do Cerro.
Tínhamos a intenção de subir de Funicular, parar no Zoológico e descer pelo teleférico, mas como estava chovendo, resolvemos subir e descer pelo teleférico, pois nos informaram que o Zoo estava fechado devido ao tempo.





O Cerro San Cristóbal é o ponto mais alto de Santiago. Está a aproximadamente 850 metros acima do nível do mar e 300 metros sobre a cidade. O seu nome foi escolhido para homenagear o conquistador espanhol San Cristóbal, que era conhecido por ser patrono dos viajantes. Porém, o nome original do local era Tupahue, que significa “sintinela” na língua dos povos que habitavam a Cordilheira dos Andes. Na época colonial, o Cerro San Cristóbal foi muito explorado por suas pedras que hoje compõem importantes edifícios e ruas de Santiago. Já em 1903, lá em cima foi instalado o Observatório Mills, que atualmente é conhecido como Manuel Foster. Cinco anos mais tarde, foi inaugurado ali um santuário da Imaculada Conceição, que conta com uma estátua de 22 metros da Virgem Maria, um anfiteatro e uma capela. Foi somente em 1917 que a área do Cerro San Cristóbal se tornou um parque público.






Chegando ao topo do Cerro a gente desembarca do teleférico e pode conhecer o local fincando o tempo quiser. 



Como mencionei anteriormente, devido ao tempo chuvoso, já compramos subida e descida, pois não se tinha muito o que fazer pelo parque com chuva.



No Terraza Bellavista dá para ter uma boa visão da cidade (com tempo bom, claro). Possui uma Igreja e uma lojinha de regalos. Perto dali, há uma estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción, com 14 metros de altura sobre um pedestal de 8,5 metros. Foi onde o papa João Paulo II celebrou uma missa em 1987, na sua única visita ao Chile.



 








Que pena que o tempo estava fechado 


Na parte onde é feito o embarque e desembarque do teleférico, possui uma boa estrutura com banheiros e local de alimentação. É claro que não pude deixar de provar o famoso Mote con Huesillo, uma bebida doce, típica chilena, feita com suco de damasco, vem com a fruta dentro e huesillo (grãos de trigo) no fundo do copo.


Uma delícia!!! E de quebra leva o copo de lembrança! 


As crianças queriam comer churros, mas as barraquinhas ainda estavam fechadas então, sem mais o que fazer, compramos uma pipoca e descemos.







Saímos do parque e seguimos viagem...






Assim, começamos a nos despedir de Santigo






Tchau Santiago, até uma próxima vez...


A intenção é cruzar a Cordilheira dos Andes e seguir até Uspallata na Argentina...






Já conseguimos ver a cordilheira...







Entramos em Los Andes para almoçar...


Não encontramos nada parecido com um restaurante. Decidimos parar no posto e comprar algo por lá. Os lanches já haviam acabado, então o jeito foi comprar batata Lays 



Vamos seguir...





Ao chegar nos Carabineros, nos deparamos com uma pequena fila... Parece que temos que esperar para atravessar... Só que não!


O Paso está fechado devido às más condições climáticas no alto da cordilheira.


Aires aguardou os carros saírem e tentou conversar com o Carabinero, pois víamos alguns veículos seguirem adiante, pedindo se conseguiria passar com corrente e a resposta foi negativa: "Esta Cerrado!" Só estava passando quem ia até o Centro de Sky Portillo.

O jeito foi dar meia volta e voltar à Los Andes procurar um lugar para dormir, pois a promessa dele era que abriria na manhã seguinte. Por sorte conseguimos lugar num hotel, que já estavam lotando devido ao paso cerrado. Ainda bem que descobrimos um shopping na cidade e fomos 'matar' o resto da tarde lá, jantar e passear um pouco. 



Por hoje é isso, cordilheira só amanhã!


Por Patricia Pilonetto


Pernoite em Los Andes CHI: Hotel Genova - 40.000 pesos chilenos, com café da manhã e garagem.
Total percorrido: 198 Km



Ingressos teleférico: 11.870 pesos chilenos - os 4 (2 adultos e 2 crianças) - Ida e Volta
Maiores informações: https://telefericosantiago.cl/



Nenhum comentário:

Postar um comentário