segunda-feira, 22 de julho de 2019

11° Dia / Parte 1 - Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve

De Los Andes CHI à Uspallata ARG

Olá pessoal,

Acordamos cedinho e, enquanto aguardamos o café, carregamos o carro. Logo serviram e podemos  tomar um café quentinho... está frio e ainda chove um pouquinho. Bora pegar estrada...

Para nossa surpresa, encontramos isso no caminho...

Paramos, aguardamos e decidimos seguir...

Parece que nevou durante a noite

Próximo dos Carabineros (mesmo local onde paramos ontem e tivemos que retornar), já havia uma fila de carros parados. Descobrimos que o paso ainda estava fechado, mas que estavam trabalhando para liberarem a pista. Eram por volta as 8 horas quando chegamos aqui... Frio de -1° C

Saímos um pouquinho do carro, mas estava muito frio...

Depois de um pouco mais de 1 hora e meia, este trator passou, vindo da cordilheira...

Grandão!

Pensei: Beleza, vão liberar! SQN

Aires ficou conversando com outros motoristas, depois me disse que tinham subido umas 4 máquinas, que havia gelo na pista. Tinha uma cara falando que é um absurdo isso, que nos Estados Unidos tem neve alta na pista e eles não fecham a rodovia por causa disso, etc. Imagino que por precaução, aqui, eles não deixam ninguém subir.

Então... esperamos né, o problema é que a fome começou a apertar... e a vontade de ir ao banheiro também...

Ainda bem que uns 100 metros à frente havia uma espécie de pousada/café. Aires saiu da fila e entrou no pátio da pousada, nos deixou ali e seguiu pra colocar o carro em posição de pegar estrada de novo...

Já que temos que esperar... tomamos um café, comprei umas bolachinhas e salgadinhos, fomos ao banheiro e ficamos passeando por ali mesmo.

Vem sol!!!

A pousada tem um pátio grande, e assim que o sol saiu, apareceram umas lhamas

Por volta do meio dia e meio, fomos liberados... foram quase 4 horas e meia de espera

Mesmo assim, os carabineros liberavam em grupos.

Último pedágio chileno...

Eles haviam jogado sal na pista... o carro ficou coberto com estes respingos brancos

Ah., como eu amo a Cordilheira dos Andes! É de encher os olhos com tantas paisagens lindas e, no inverno, fica ainda mais magnífica!!!
A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas do mundo com aproximadamente 8 mil quilômetros de extensão ao longo da costa ocidental da América do Sul. A largura das montanhas chega a 160 Km em alguns pontos e a altitude média é de 4 mil metros acima do nível do mar. O monte Aconcágua, na província de Mendoza, é o ponto culminante, atingindo 6.962 metros. Esta maravilha natural se estende por todos os países andinos e faz parte das paisagens da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Sua formação é o resultado do choque ocorrido entre a placa tectônica de Nazca e a placa Sul Americana há 200 milhões de anos, durante o período da escala de tempo geológico conhecido como Terciário. E a cadeia montanhosa continua em expansão, atualmente cresce de 3 a 6 centímetros por ano.

Lá, ao longe, está o famoso Caracoles

A Estrada de Los Caracoles ficou conhecida pelas lindas e perigosas curvas do seu trajeto. Ela é considerada uma das mais lindas do mundo! Cruzar essa rodovia é com certeza uma aventura inesquecível para qualquer um.

A Estrada de Los Caracoles tem, no total, 360 km de extensão. No geral, a estrada é bem conservada, embora tenha pouca sinalização. Ela cruza a Cordilheira dos Andes, fazendo a ligação entre a cidade de Santiago, no Chile e Mendoza, na Argentina. No lado Chileno, a estrada se chama CH-60, ou Ruta 60, e dá acesso à Santiago. Do lado argentino, a estrada se chama oficialmente RN7, que vai desde o Paso de Los Libertadores até Buenos Aires, passando por Mendoza.

A estrada, por si só, nos presenteia com diversos cenários lindos, mas com certeza o que chama mais atenção são Los Caracoles, um conjunto de 29 curvas sinuosas muito acentuadas que ficam no lado chileno da rodovia. O aclive de Los Caracoles é de 670 metros e fica a 3.175 metros acima do nível do mar.

Uma grande obra da engenharia, na encosta da Cordilheira dos Andes, que se mistura com uma maravilha da natureza!

Vista aérea de Los Caracoles

Estamos saindo do Chile...

Na outra vez, de moto, eu e Aires passamos pela estrada antiga, que é onde fica o Monumento do Cristo Redentor. Entramos à direita, nesta construção antiga e subimos... uma subida tão íngreme quanto Los Caracoles, bem mais. É uma estrada de cascalho solto, nível hard. Mas desta vez, de carro, vamos pelo Túnel.

O Túnel do Cristo Redentor (Tunel del Cristo Redentor) liga o Chile e a Argentina na região conhecida como Paso Libertadores, na Cordilheira dos Andes. Localiza-se entre a província argentina de Mendoza e a província chilena de Los Andes, na região de Valparaíso. Recebe esse nome pois próximo a ele encontra-se a estátua do Cristo Redentor dos Andes. O túnel situa-se a 3175 metros de altitude e tem 3080 metros de extensão, dos quais 1564 correspondem ao território chileno e 1516 ao argentino. Foi aberto em 1980 e corre ao lado de um túnel similar, construído no início do século XX para o Ferrocarril Trasandino Los Andes-Mendoza. Devido à altitude em que se encontra, a passagem pelo túnel é dificultada nos meses de inverno pelas fortes nevadas que afetam essa zona da cordilheira. (Fonte: Wikipédia).

Agora sim, oficialmente cruzamos a fronteira entre Chile e Argentina

Já em território Argentino...

Aqui é um posto de controle, eles entregam um "papel" que deve ser apresentado na Aduana

A subida, do Chile para a Argentina, estava bem tranquila, mas do lado oposto, a rodovia estava sendo liberada aos poucos e a fila só aumentava...

O cume do Aconcágua visto pela janela...

Decidimos primeiro fazer os trâmites na Aduna e depois retornar ao Parque Aconcágua

Paso Internacional Los Libertadores (Complejo Integrado Los Horcones) é o local que separa administrativamente os dois países. É um dos mais importantes passos da Fronteira Argentina-Chile, localizado nas coordenadas 32° 49′ 22″ S, 70° 04′ 59″ O. Seu nome vem de uma estátua do Cristo Redentor de Los Andes, que pesa 4 toneladas e fica do lado argentino, a quase 4000 m. de altitude.

Estava suuuuuuuuper tranquilo, bem diferente de como é aqui no verão. Na outra vez este pátio estava cheio, ficamos 2 horas e meia esperando. Apesar do frio de 0° C, foi bem rápido. Enquanto o Aires apresentava a papelada, fomos rapidinho no banheiro.

Depois de tudo resolvido, saímos do complexo e retornamos alguns metros até o Parque Provincial Aconcágua.

Como neste post já tem muuuuuuuuuuuuuuita foto  decidi dividir em 2 partes... No post seguinte, vou publicar as fotos daqui e de outras atrações até chegarmos em Uspallata.