sábado, 13 de julho de 2019

2° Dia - Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve

De São Borja RS à Rio Cuarto ARG

Olá pessoal,

Tomamos um cafezinho e bora pegar a estrada...

Atravessamos a Ponte da Integração sobre o Rio Uruguai e cruzamos a fronteira.


"A Ponte Internacional da Integração, também conhecida como ponte internacional São Borja - Santo Tomé, é uma ponte sobre o Rio Uruguai, que liga os municípios de São Borja no Brasil e Santo Tomé na Argentina.  ​A ponte possui 1.400 metros de extensão e 14 quilômetros de acessos. O projeto foi desenvolvido como experiência pioneira de aduana integrada na América Latina, através de parceria entre Brasil, Argentina e iniciativa privada. Pela Ponte da Integração, a circulação de cargas é principalmente de automóveis e peças automotivas".

Fizemos os trâmites na Aduana Puente Internacional de la Intregracion e foi muito tranquilo.



Logo na saída da aduana, havia uma cobrança de pedágio. Aceitava em pesos e em real. Uma pequena, digo grande, facada: R$ 55,00  Bem vindos à Argentina!


Tempo bem fechado... não demorou muito para encontrarmos uma chuva...



Chegando em Entre Rios, a Gendarmeria já estava fazendo sua habitual barreira... Estavam parando, praticamente, todos os veículos brasileiros. Verificaram documentação, porta-malas, e "extintor de incêndio". eles são muito espertos e sabem que no Brasil, desde 2015, não é mais obrigatório o uso do extintor, MAS na Argentina é!


Resultado? Multa, claro! 



O engraçado é que você paga a multa para poder seguir sem o bendito extintor, mas não é obrigado a portar o mesmo.  Brincadeira né?! Só que não!

Quando terminaram de nos atender, já havia uma pequena fila de brasileiros aguardando para receberem sua "multa" também.

Obs.: A multa sai mais barata do que o extintor!

Liberados... vamos seguir!

Fizemos uma paradinha no posto para almoçar... 


e logo estávamos chegando em Parana para a travessia pelo Túnel Subfluvial...








"O Túnel Subfluvial Raúl Uranga - Carlos Sylvestre Begnis, anteriormente conhecido como Túnel Subfluvial Hernandarias (em 2001, o nome foi alterado para homenagear os ex-governadores das duas províncias que iniciaram o projeto), é um túnel rodoviário submerso que liga as províncias de Entre Ríos e Santa Fé na Argentina, cruzando o rio Paraná entre a capital de Entre Ríos, Paraná, e Ilha de Santa Cándida, a 15 km de Santa Fé. O túnel foi aberto em 13 de dezembro de 1969, após décadas de idéias rejeitadas, atrasos e projetos frustrados (incluindo a idéia de usar uma ponte estaiada ). Os governadores das duas províncias, Raúl Uranga e Carlos Sylvestre Begnis , assinaram um tratado conjunto autorizando a construção em 1960; a primeira pedra foi colocada em 1962 e os primeiros tubos foram construídos em 1966. A construção foi realizada por um consórcio liderado pela empresa alemã Hochtief AG. Em 2004, as estatísticas de tráfego no túnel contavam com 2.780.133 veículos, dos quais quase 2,2 milhões eram carros ou motos, e o restante eram caminhões (a maioria deles de 8 ou 10 rodas). O túnel é controlado por um conselho com representantes de ambas as províncias, formalmente chamado Ente Interprovincial Raúl Uranga - Carlos Sylvestre Begnis. O túnel é feito de tubos imersos, cada um medindo 65,45 m e pesando 4.500 toneladas, com 50 cm de paredes e um diâmetro exterior de 10,8 m. As seções dos tubos medem um total de 2.397 m, e nas duas extremidades existem rampas de acesso com 270 m de comprimento. A estrada que passa dentro do túnel tem 7,5 m de largura e a altura do piso até o teto é de 4,41 m. No seu ponto mais profundo, o túnel fica a cerca de 32 m abaixo do nível médio da água do rio".



Daqui para frente, só estrada...




Chegamos à noite em Rio Cuarto, logo encontramos um hotel, nos hospedamos e saímos para comer. Estava MUITO frio.

Por hoje é isso... até mais!




Por Patricia Pilonetto


Pernoite em Rio Cuarto ARG: Hotel Menossi - 2.300 pesos argentinos c/ café da manhã e garagem.
Total percorrido: 1.068 km













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