terça-feira, 23 de julho de 2019

12° Dia - Viagem Argentina&Chile: Férias na Neve

De Uspallata à Mendonza

Olá pessoal,

Acordamos cedinho e seguimos viagem para Mendoza, fazendo algumas paradas pelo caminho.









Paradinha em Lujan del Cuyo para conhecer o Vale de Potrerillos



Vale de Potrerillos

Além da monumental represa, conta com um riquíssimo entorno, onde se destacam as localidades como El Salto, Valle del Sol, Vallecitos ou Las Vegas, uma pequena vila turística pela qual se chega ao circuito Cordón del Plata, com seus cumes nevados 'quase' ao alcance das mãos.


O Dique de Potrerillos fica a 69 km da cidade de Mendoza, em pleno Corredor Andino. Nele fica o espelho d’água de Potrerillos que, atualmente, ocupa uns 1.500 hectares de superfície, com 14 km de comprimento e quase 3 km de largura máxima.
Belíssimo cenário: beleza da paisagem natural, o ar puro, o clima e o ambiente da montanha. A importância deste espaço reside nas opções turísticas que o Dique Potrerillos e seu lago possibilitam, além da paisagem paradisíaca.









 
 
 


Daqui, seguimos para Vallecitos..






Parque Provincial Vale del Plata


“Valles del Plata” ou “Vallecitos” é o centro de recreação e parque de neve mais antigo e mais próximo à cidade de Mendoza, a apenas 79 km de distância. Localizado no departamento de Luján de Cuyo, ao pé do Cordón del Plata, sobe-se pela Rota Panamericana (Nacional Nº 7) até a localidade de Potrerillos, logo se continua pela estrada variante Vallecitos, consolidada.


E começamos a ver neve... 



 
Rodeado pelos cerros San Bernardo, Colorado, Lomas Blancas, é um lugar onde podemos apreciar a neve, glaciares e cumes de mais de 5.000 metros.



Seguimos subindo...









Aqui tem um refugio, mas seguimos adiante até as pistas de esqui...






Na região se combinam as atividades de neve com o andinismo e as cavalgadas de alta montanha.
Se divide em áreas bem marcadas segundo a altura, várzeas e vales altos onde está o refúgio San Antonio, com pistas de trenó e a La Canaleta na área mais alta. Se integra com as zonas turísticas do Alto Potrerillos tais como: Valle del Sol, Piedras Blancas, El Salto, Las Vegas, entre outros. Conta com pistas fáceis, intermediárias e difíceis. Suas 12 pistas totalizam 4.740 m. de superfície esquiável. Se pratica esqui alpino, de fundo e de competição de nível nacional. Existe também a possibilidade de realizar cursos de sobrevivência, de esqui de travessias, andinismo e muitas outras opções para interagir com este lindo cenário.

 


O centro possui uma pousada e 4 refúgios, escola de esquí; aluguel e venda de equipamentos, atendimento médico; rádio-telefone; restaurante e snackbar; serviço fotográfico e de vídeo.

Conta com 7 meios de elevação, com capacidade de 2.400 esquiadores/hora, uma superfície esquiável de 100 has., altura na base 2.900 metros, altura no cume 3.350 m, longitude de pista 4.740 m, longitude máxima de descenso sem interrupções 2.400 metros.


Chegamos na estação de esqui... só no 4x4, sem correntes










Olha que coisa mais linda os flocos de neve!!!  







Um sol lindo desses e... NEVANDO!  MARAVILHOSO!!! 




 






 







 Então... chegou a hora de dizer adeus... 











Paradinha no refúgio para ir ao banheiro...




e seguimos descendo...


Um encontro inusitado...









Paradinha para almoçar...




Bem simples, mas uma comida deliciosa... 




De volta à Ruta 7...


Encravada no Valle de Potrerillos, esta Barragem que represa as águas do Rio Mendoza, foi destinada especialmente para atenuar as cheias do rio, modular a irrigação do oásis Norte e gerar energia, contribuindo de modo secundário para a exploração turística da região. A Represa de Potrerillos, localizada às margens da Rodovia Nacional Nº 7, foi inaugurada em 2001, regula o volume de água do Rio Mendoza formando um grande lago verde-turquesa, que cativa o olhar e as sensações. Sua central hidroelétrica produz aproximadamente 60% da energia consumida pela província, provendo inclusive outros lugares do país.




 



Em Uspallata compramos uns alfajores muito gostosos e passamos na frente da empresa... claro que fiz o Aires voltar para comprar um estoque né?!


Aqui não tem praia... mas eles dão um jeito 



 



Chegando ao centro de Mendoza...



Depois de conseguir hotel bem no centro da cidade, hora de dar uma passeadinha...


Plaza Independência...


Passamos pela praça central, depois tomamos um café e visitamos algumas lojinhas (neste post não irei falar de Mendoza, pois desta vez a cidade serviu de parada e já falei dela em 2017). Depois de muito caminhar, fizemos mais um lanchinho e voltamos ao hotel. Aires resolveu ir atrás de vinhos e comprou alguns.


Gente, o dia hoje foi cansativo. As crianças curtiram muito brincar na neve e ficaram tristes em ter que se despedir dela. Vallecitos certamente ficará em nossa lembrança para sempre. Agora é descansar para pegar estrada amanhã.



Até mais!


Por Patricia Pilonetto



Pernoite em Mendoza ARG: Palace Hotel - 1.800 pesos argentinos (quarto tripo 1 casal e 1 solteiro), com café da manhã sem garagem.
Total percorrido: 181 Km



http://elportaldemendoza.com/pt-br/blog/vale-de-potrerillos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário