sábado, 1 de maio de 2021

Passeio em família no feriado de 1º de Maio (1/3) - Timbó

 Olá pessoal,

Aproveitamos o sábado de feriado para fazer um passeio pela região...


Saímos de casa logo após o café da manhã e seguimos sentido Pomerode. Começamos nosso passeio por Timbó...


A cidade foi fundada por Frederico Donner, imigrante alemão, em 12 de outubro de 1869; data em que construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito. Logo chegaram outras famílias alemãs. Nos anos seguintes vieram também os imigrantes italianos, cujos descendentes atualmente correspondem à metade da população. As primeiras famílias se estabeleceram na região rural e a agricultura era basicamente de subsistência. No turismo Timbó destaca-se pelas belíssimas paisagens naturais e atividades de lazer como Parque Central, Morro Azul, Jardim Botânico, Complexo Turístico Jardim do Imigrante, Museu do Imigrante, Circuito Vale Europeu, Museu da Música e a Casa do Poeta Lindolf Bell.


Começamos nosso passeio pelo Complexo Turístico Jardim do Imigrante, onde temos uma linda vista da represa do rio Benedito - que foi construída por imigrantes alemães no século 19 -  e da Ponte da Thapyoka, um dos atrativos mais tradicionais da cidade de Timbó, alvo de inúmeras fotografias, sempre presente em concursos fotográficos e é um dos cartões postais da cidade.


Localizada bem no centro da cidade a ponte da Thapyoka permite maior visualização do rio e da represa, o que atrai muitos turistas e também moradores da cidade que procuram por sossego e belas fotos. 







Atravessamos a ponte para ter uma visão mais ampla e conhecer a antiga roda d'água da antiga fecularia...





Uma passadinha na praça...




Daqui, seguimos para outro atrativo turístico da cidade. Afinal, tendo uma musicista em casa, não poderia deixar de conhecer esse lugar...


O Museu da Música foi inaugurado no dia 19 de setembro de 2004, está instalado no antigo Salão Hammermeister que foi construído no início do século XX por imigrantes alemães, unicamente com a função de salão de bailes e está situado em local privilegiado e cercado por paisagens rurais. 



A técnica construtiva mais marcante do edifício é a de alvenaria autoportante de tijolos aparentes e o fantástico efeito produzido pelos tijolos de tonalidade clara e escura, que se intercalam formando desenhos geométricos. Tombado pelo patrimônio histórico através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pensando na preservação do bem cultural, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura Municipal.


Além deste surpreendente patrimônio cultural, no Museu você encontra um acervo de mais de 1.000 peças, que vão desde instrumentos musicais dos mais variados tipos e épocas, até coleções de gravuras, métodos, partituras, livros e desenhos técnicos.






Sophie registrando tudo...





O Museu possui um centro de documentação responsável pela catalogação e salvaguarda de todas as peças do seu acervo, que incluem os instrumentos musicais e seus acessórios, livros, partituras, métodos e desenhos técnicos. No Centro de Documentação é feito desde o registro até a disseminação da informação sobre o acervo, contribuindo para a geração de conhecimento e a preservação da memória.






Sophie apreciando os violinos e como são feitos...





O museu também com com um laboratório de restauração onde são recuperadas peças danificadas pelo tempo. Ali são feitas feitas desde a higienização até a recuperação dos objetos. No laboratório, além do restauro, busca-se também interromper processos de deterioração das peças.














Uma vez por mês, no terceiro domingo, realiza-se o "Café Musical", uma apresentação com diversos estilos de música de cerca de uma hora de duração acompanhada de um delicioso café gratuito. Início às 9h:30min.



O Museu da Música fica localizado na  Rua Edmundo Bell, s/n, esquina com a SC-477, Dona Clara.
Fone: (47) 3399-0418.

Entrada: R$ 2,00 por pessoa.









Daqui seguimos pela 477, sentido Benedito Novo... a aventura continua!



Até o próximo post


Por Paty Pilonetto






Nenhum comentário:

Postar um comentário