terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Argentina em Família - 7° dia

De Trelew   à Paso de Indio 

Olá pessoal!

Como sempre, tomamos nosso café da manhã e já fizemos check out no hotel. Daqui vamos visitar o Museu Paleontológico Egídio Feruglio que já estava em nosso cronograma. Chegamos um pouco cedo e tiramos umas fotos em uma pracinha em frente ao museu.


 


O Museu Paleontológico Egidio Feruglio conserva restos do patrimônio paleontológico da Patagônia e é um dos mais importantes da América do Sul.


O MEF é uma das mais importantes instituições científicas da Argentina e é uma referência a nível internacional. Apresenta um robusto programa de pesquisa sobre paleontologia de vertebrados e invertebrados, paleobotânica e icnologia. A instituição conta com um grupo de cientistas e técnicos especializados nas diferentes áreas paleontológicas, que realizam constantes descobertas, aportando novos conhecimentos sobre a evolução da vida. O museu adquiriu o seu nome do naturalista, geólogo e docente italiano Egidio Feruglio, que realizou importantes estudos e investigações na região patagônica.

















As crianças adoraram conhecer o museu, e confesso que os grandinhos também gostaram!

Visita concluída, hora de pegar estrada...



Seguimos para nosso próximo ponto de parada... Punta Tombo


A Reserva Provincial Punta Tombo, na Patagônia Argentina, é uma das maiores colônia de pinguins de Magalhães do mundo. Os seus habitantes regressam todos os anos, oferecendo uma oportunidade única para ver de perto estes bichinhos tão curiosos. 




Punta Tombo tem sido protegida desde 1979, de acordo com um decreto provincial. É uma das principais atrações turísticas em Chubut e faz parte do novo parque nacional marinho no Golfo San Jorge.



Na entrada de Punta Tombo, após comprado os ingressos, há o Centro Tombo. Nele é possível entender a formação geológica da região e sobre a vida dos principais animais que vivem por ali ou que passam parte do ano no local. Possui uma boa estrutura: há uma lanchonete na entrada do parque e alguns banheiros.






Saindo dessa área, é hora de ir para a trilha que leva aos pinguins. Assim que secaminha pela trilha, já se começa a ver os pinguins. Na entrada o guarda falou que logo veríamos pinguins, mas que deveríamos seguir a trilha até o final...





Conforme vamos caminhando, mais e mais pinguins vamos vendo... 



Eles chegam bem pertinho, são muito curiosos...




Punta Tombo é uma península no Oceano Atlântico a 110 km ao sul de Trelew. A península de 3 km de comprimento e 600 m de largura é coberta com areia, argila e cascalho.



Os pinguins são aves marinhas que não voam, mas as suas asas estão bem adaptadas à natação. Passam a maior parte da vida no mar.






Um pinguim de Magalhães adulto mede cerca de 50 centímetros e pesa cerca de 5 quilos. Tem o lombo negro, o peito branco, e distingue-se sobretudo pelo colar preto e branco entre a cabeça e o peito.




Todos os anos chegam cerca de meio milhão de pinguins a Punta Tombo a partir de Agosto . Durante Setembro envolvem-se em lutas territoriais e na ocupação ou escavação de ninhos no solo. 

Lá pelos meses de Outubro e Novembro os ovos incubam e os primeiros filhotes nascem. Entre Dezembro e Fevereiro sucedem-se os últimos nascimentos e os jovens pinguins saem do ninho, começando a muda da pena e ocupando literalmente toda a praia, com os primeiros “banhos” vigiados pelos pais. 

Em Março e Abril é a vez de os adultos mudarem as penas e começarem a sua migração para Norte, mantendo-se no mar de Maio a Agosto.








Hora de dizer adeus para os pinguins... 



E voltar para a estrada...





Essa região é muito bonita... conhecida como Los Altares...








Chegamos à uma cidadezinha, quase uma vila, chamada Paso de Indios. Encontramos uma hospedagem aberta. Haviam dois quartos, optamos por ficar, novamente, no quarto com 3 camas de solteiro (ou outro havia uma cama de casal). Mas era bem limpinho e isso é o que importa.


Depois procuramos um mercadinho para comprar algo para jantar, pois não vimos restaurante ou lanchonete. Fizemos um lanche e fomos dormir.


Até a próxima,


Por Patricia Pilonetto

Ingresso MEF: Adulto $ 150 cada / Criança $ 130 cada
Ingresso Punta Tombo: $ 320 cada / Criança $ 165 cada

Pernoite em Paso de Indios: Hospedaje Dormilon - $ 1000 pesos argentinos s/ café da manhã.
Total percorrido: 600 Km


Nenhum comentário:

Postar um comentário